
Letramento em Matemática no PISA: o que sabem e podem fazer os estudantes?
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/zet.v26i2.8650093
ISSN2176-1744
AutoresMaria Isabel Ramalho Ortigão, Maria José Costa dos Santos, Rafael de Lima Lima,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoApresentamos resultados de pesquisa que buscou compreender desempenhos em Matemática de estudantes brasileiros, baseada em dados do PISA. Pesquisa foi conduzida envolvendo: análise exploratória dos microdados do PISA 2012, análise do conteúdo dos itens públicos de Matemática utilizados no PISA 2012 e aplicação desses itens a estudantes de 15 anos matriculados no 1º ano do ensino médio em duas escolas públicas. Foi evidenciada porcentagem significativa de estudantes brasileiros nos níveis mais baixos da escala global e das subescalas de letramento matemático, configurando situação grave para cerca de metade de nossos estudantes. Conteúdos dos 56 itens públicos de Matemática foram analisados e classificados em relação a: especificidade do tema, contexto e exigência solicitada em sua solução. Ao aplicar esses itens ao grupo de estudantes do ensino médio, identificamos que as maiores dificuldades referem-se a cálculo da medida de área, triângulo retângulo e Teorema de Pitágoras.
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