Artigo Produção Nacional

O ENSINO DA ANATOMIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERIENCIA

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Leiça Sand Pereira Santos, Marcela Ralin de Carvalho Déda Costa, Tatiana dos Santos Moreira, Luiz Felipe dos Santos, Gabrielle Santos Maroto, Larissa Andrade de Sá Feitosa, Carlos José Oliveira de Matos,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

INTRODUCAO: O ensino da anatomia humana esta passando por um processo de transicao, onde o metodo tradicional, pautado na exposicao de conteudos que limita o aluno a memorizacao e o torna dependente do docente vem sendo substituido por uma busca de inovadoras metodologias que propiciam um melhor processo de ensino-aprendizagem visto que ha a necessidade de ampliar as opcoes de aprendizado com alternativas para integrar e dinamizar as aulas de anatomia. O projeto de extensao Compreendendo o corpo humano: ensino da anatomia como forma de integracao entre a escola e universidade, surgiu como uma oportunidade para alunos da graduacao do curso da fisioterapia complementarem seu curriculo atraves do ensino da anatomia para alunos do ens. medio utilizando as metodologias ativas, onde os discentes universitarios poderiam ainda vivenciar o outro lado do metodo ativo, passando de alunos a professores/orientadores. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: As aulas do projeto eram divididas em modulos com temas especificos, onde havia a inter-relacao da anatomia com fisiologia e doencas mais prevalentes, eram realizadas semanalmente orientadas por duplas de alunos com duracao de 1h30 min. Porem eram destinadas 4h extraclasse para planejamento das mesmas. O projeto teve quatro modulos com uma media de quatro aulas cada, sendo eles Sistema Musculoesqueletico, Anatomia cabeca/pescoco e sistema digestivo, Sistema cardiorrespiratorio e Sistema Reprodutor, nos quais foram trabalhadas diversas metodologias ativas como Role Playing Game (RPG), sociodrama, jogos, concurso de desenhos e discussoes em grupos. Os alunos eram avaliados pelos orientadores ao fim de cada aula e no inicio e fim de cada modulo, atraves de uma prova, para identificar o seu nivel de conhecimento sobre os temas abordados e avaliar a evolucao da aprendizagem do mesmo. IMPACTOS: A experiencia foi desafiadora, desempenhar o papel de professor de uma disciplina que ainda nao tinhamos dominio foi complicado, vivenciamos como e fatigante o trabalho de docente ao passar horas planejando e pesquisando as melhores formas de apresentar o conteudo e tornar a aula mais interativa. Durante as aulas foi duro assimilar o momento correto de indagar de forma clara e como apresentar-se seguro diante de uma sala repleta de adolescentes. Nas avaliacoes sentimos dificuldade em conseguir analisar e perceber como cada aluno era, quais eram as suas necessidades, fragilidades e potencialidades. Mas apesar de tudo, o tempo foi nos dando experiencia e o projeto foi de suma importância por proporcionar aprofundamento e seguranca quanto ao conhecimento da anatomia humana e suas relacoes, e isso foi conquistado nao so do ensino em sala de aula mas tambem atraves das horas destinadas ao planejamento das mesmas, sendo que esse planejamento tambem nos possibilitou aprimorar as nossas tecnicas de pesquisa em bases de dados. A nossa insercao no ambiente escolar nos proporcionou ainda uma maior percepcao das necessidades e dificuldades da comunidade e nos estimulou a buscar estrategias para superar os percalcos. CONSIDERACOES FINAIS: O projeto nos proporcionou o desenvolvimento de novas habilidades, nos permitiu maior seguranca ao interagir com o publico e possibilitou um olhar mais critico e reflexivo do nosso processo de aprendizagem.

Referência(s)