Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância
2018; Linguagem: Português
10.5151/cidi2017-097
ISSN2318-6968
AutoresJaqueline de Ávila, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Eugênio Andrés Díaz Merino,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoOpresente artigo tem como objetivo desenvolver um guia, em formato dehipermídia, a fim de sistematizar práticas e processos de uma equipe de designgráfico (DG) que atua no desenvolvimento de materiais didáticos digitais paracursos na modalidade a distância. Para isso, considera-se que a qualidade didáticae técnica dos materiais está associada à organização dos fluxos de trabalho edos processos comunicacionais entre aqueles que os produzem – geralmente,equipes interdisciplinares. Assim, utilizando estratégias de design, osprocessos de desenvolvimento da equipe de DG podem ser planejados, documentados,executados e repensados (quando necessário), gerando um ciclo proposto a partirde vivências, experiências e diretrizes já existentes (pesquisa bibliográfica),o qual muitas vezes ocorre de forma não documentada. Após implementação evalidação do protótipo com a equipe, constatou-se que a mesma sente-se maissegura tendo um material manuseável e acessível sobre suas práticas e que omaterial proposto contribui para melhorias nos processos organizacionais ecotidianos da equipe, demonstrando a importância do design da informação nocontexto apresentado.
Referência(s)