Artigo Acesso aberto

Flutebox, uma surpresa ética e estética

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/mp.v10i1.57349

ISSN

2236-2126

Autores

Ana Paula Pereira, Leandro Gaertner,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O texto aborda o tema da aprendizagem de uma técnica contemporânea para a flauta transversal ou instrumentos de embocadura livre: o flutebox . Usando como referência as contribuições de Virgínia Kastrup sobre a “aprendizagem inventiva”, busca-se cartografar um processo de experimentação e incorporação desta técnica. O objetivo é apresentar neste texto-diálogo, construído aos moldes da conversação, uma problematização dessa experiência como produção de subjetividade. O texto apresenta o “mecanismo da circularidade criadora” como chave para compreensão do processo de aprendizagem inventiva do flutebox , trazendo para o debate, sob outra perspectiva, questões do hábito e da imitação como contágio e incorporação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX