Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques

2018; Coimbra University Press; Volume: 18; Issue: 32 Linguagem: Português

10.14195/2183-5462_32_11

ISSN

2183-5462

Autores

Caroline Delmazo, Jonas C.L. Valente,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Notícias falsas, histórias fabricadas, boatos, manchetes que são isco de cliques (as chamadas clickbaits) não são novidade. A diferença do atual contexto é o potencial de circulação das chamadas fake news no ambiente online, sobretudo em virtude do uso das redes sociais digitais. O presente artigo tem o objetivo de destacar as características do mundo online que facilitam a disseminação das notícias falsas, elencar exemplos recentes de fake news que ganharam grandes proporções graças à propagação nas redes sociais, com destaque para o período pré-eleitoral nos Estados Unidos em 2016, e mapear algumas das principais reações ao que chamamos de “problema das notícias falsas”, divididas segundo a natureza institucional de seus autores em quatro grandes grupos: (1) Plataformas digitais; (2) Organizações de pesquisa e da sociedade civil e os media; (3) Governos e órgãos estatais; e (4) Organismos Internacionais.

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