Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Planejamento do turismo através de políticas públicas: Análise SWOT dos planos de marketing de turismo no Brasil

2018; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21680/2357-8211.2018v6n1id12373

ISSN

2357-8211

Autores

Lucimari Acosta Pereira, Antônio Carlos Benetti, Ângela Maria Carrión Carracedo Ozelame, Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

As Políticas Públicas vêm sendo utilizadas expressivamente no âmbito mundial, como uma estratégia dos órgãos públicos, para o melhor planejamento administrativo global, estadual e local, reorganizando social, econômico, cultural e turisticamente o espaço planejado. No Brasil, o Ministério do Turismo é um dos atores públicos a empregar essa ferramenta no setor turístico com seus Planos de Marketing em sua Gestão. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar através do método de análise SWOT as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, onde envolve o monitoramento do ambiente externo e interno dos planos de marketing do Ministério do Turismo do Brasil nos documentos Planos de Marketing de Turismo do Brasil, onde analisou o Plano cores 2003, Plano Aquarela 2007-20010 e o Plano Aquarela 2020. A metodologia utilizada foi exploratória descritiva com abordagem qualitativa e o método da pesquisa foi o de análise documental e revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e documentos online da Empresa Nacional de Turismo (EMBRATUR) e da página do Ministério do Turismo (MTUR). Buscando neste trabalho, através de uma análise das ações governamentais o entendimento da aplicação das Políticas Públicas no setor do Turismo.

Referência(s)