Artigo Produção Nacional

A metafunção textual nos quadrinhos do Chico Bento

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 19 Linguagem: Português

ISSN

1809-3507

Autores

Shirley Vieira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Um dos principais problemas enfrentado pelos professores em sala de aula e a falta de habilidade dos alunos em compreender e interpretar textos. Essa situacao mostra-se ainda mais complicada quando os estudantes sao confrontados com generos textuais menos habituais no contexto escolar. Com as tirinhas de humor, a situacao nao e diferente. Pesquisas mostram que, apesar de tratar de um genero relacionado a diversao, os alunos apresentam as mesmas dificuldades interpretativas. Nesse sentido analisamos tiras humoristicas utilizando como base a teoria funcionalista de Halliday. Salientando a metafuncao textual, observamos na estrutura tematica que o humor se concentra no rema, mais precisamente na informacao nova, que geralmente nao e compartilhada pelas personagens, causando assim, a comicidade.

Referência(s)