
MÉTODO JIGSAW COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO TÉCNICO EM BIOCOMBUSTÍVEIS: ESTUDO DE BIOENERGIA
2018; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55847/ef.v1i1.439
ISSN2595-6930
AutoresThalita Maciel Bomfim, Daniela Séfora de Melo Hackenhaar, Adriana Aparecida Souza Vale, Marcela Raiane da Conceição Marinho,
Tópico(s)Biotechnology and Related Fields
ResumoO método Jigsaw tem sido descrito por muitos autores como ferramenta para o ensino em diversas áreas. Sua abordagem colaborativa tem papel fundamental na construção do conhecimento, onde o professor atua como articulador do processo de busca e troca de informações. Esta metodologia foi aplicada aos alunos do segundo ano do Curso Técnico em Biocombustíveis na disciplina de Química Orgânica. O tema central foi bioenergia e subdividido em quatro tópicos específicos, sendo eles: biodigestores, biodiesel, etanol de segunda geração e energia nuclear. Os estudantes mostraram-se compromissados e envolvidos durante a execução das tarefas, foi notável a responsabilidade em explicar o conteúdo aos demais estudantes. Para isto, os discentes elaboraram jogos, cartazes, esquemas, apresentações em slides e paródias. Na avaliação final, foi verificado que grande parte dos alunos sentiu ainda dificuldade na representação da equação geral de transesterificação, mas mostraram grande habilidade na montagem e explicação dos esquemas de funcionamento de um biodigestor e etapas para obtenção do etanol 2G. Para o tema radioatividade, obtiveram uma margem de apenas 30% de acerto nas questões de múltipla escolha envolvendo decaimentos α e β e períodos de meia-vida. Na percepção geral do educador e bolsistas, a estratégia foi considerada de sucesso, no entanto serão necessárias adaptações para uma melhor compreensão de algumas partes mais específicas dos assuntos estudados.
Referência(s)