Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 43; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-623678810

ISSN

2175-6236

Autores

Nilda Stecanela,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Resumo: O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica.

Referência(s)