
Um Sistema de Atendimento Remoto Usando a Língua Brasileira de Sinais
2018; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25286/repa.v3i2.910
ISSN2525-4251
AutoresArthur Inácio do Nascimento, João Pimentel,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoNo Brasil, aproximadamente 5,1% da população apresenta algum tipo de deficiência auditiva. Grande parte dessa população utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para se comunicar, pois apenas uma pequena parcela apresenta alguma capacidade de expressão e recepção verbal. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a acessibilidade é direito de todos os indivíduos com algum tipo de deficiência, exigindo que esse grupo tenha acesso à informação em igualdade com as demais pessoas. Instituições públicas e de uso coletivo precisam proporcionar meios para que essa inclusão de fato aconteça. Este artigo propõe um sistema web de atendimento ao cliente surdo que se encontre em locais públicos como departamentos de trânsitos, agências bancárias, correios e aeroportos. O sistema atua como um intermediário na comunicação entre o indivíduo surdo e um intérprete de LIBRAS. Os resultados da avaliação apontam que o sistema atende às necessidades de comunicação entre surdos e ouvintes usando LIBRAS. Não obstante, foram identificados alguns pontos de aprimoramento e potenciais novas funcionalidade. Espera-se que este tipo de sistema possa impactar positivamente no cotidiano dos indivíduos surdos.
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