CIRCUITOS EDUCATIVOS: A ESCOLA MODERNA N. 1 E OS GINÁSIOS VOCACIONAIS NOTURNOS, UM ESTUDO COMPARATIVO
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 16; Issue: 29 Linguagem: Português
10.22409/tn.16i29.p4554
ISSN1808-799X
AutoresCarmen Sylvia Vidigal Moraes, Doris Accioly e Silva,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO trabalho apresenta resultados iniciais de projeto de pesquisa mais amplo sobre práticas culturais e educativas desenvolvidas pelo movimento operário ou direcionadas aos trabalhadores pelos setores dominantes no decorrer do século XX, especificamente no estado de São Paulo. É nosso objetivo específico localizar/destacar o percurso do ideário anarquista, traduzido num conjunto de prescrições práticas para a organização da denominada Escola Moderna n.1 por grupos anarquistas, entre 1912 e 1919, tomado comparativamente ao projeto pedagógico dos Ginásios Vocacionais Noturnos, uma iniciativa de política pública de educação, nos anos 1960, destinada a jovens e adultos trabalhadores.
Referência(s)