Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CIRCUITOS EDUCATIVOS: A ESCOLA MODERNA N. 1 E OS GINÁSIOS VOCACIONAIS NOTURNOS, UM ESTUDO COMPARATIVO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 16; Issue: 29 Linguagem: Português

10.22409/tn.16i29.p4554

ISSN

1808-799X

Autores

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Doris Accioly e Silva,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O trabalho apresenta resultados iniciais de projeto de pesquisa mais amplo sobre práticas culturais e educativas desenvolvidas pelo movimento operário ou direcionadas aos trabalhadores pelos setores dominantes no decorrer do século XX, especificamente no estado de São Paulo. É nosso objetivo específico localizar/destacar o percurso do ideário anarquista, traduzido num conjunto de prescrições práticas para a organização da denominada Escola Moderna n.1 por grupos anarquistas, entre 1912 e 1919, tomado comparativamente ao projeto pedagógico dos Ginásios Vocacionais Noturnos, uma iniciativa de política pública de educação, nos anos 1960, destinada a jovens e adultos trabalhadores.

Referência(s)