
Psicomotricidade e Atividade Aquática: A Prática com a Criança Autista
2017; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/crianca-autista
ISSN2448-0959
AutoresMarcos Vinicius Morais Ferreira,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoAtravés deste relato de experiência discorreremos sobre o estágio supervisionado 3, da Universidade Estadual de Goiás, cujo seu campo de especificidade se dá por meio da área da saúde. O estágio ocorreu na Associação Pestalozzi, que atende crianças com Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral e, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A instituição conta com dois sistemas de atendimentos, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Ensino Especializado (EE), sendo que, a faixa etária das crianças é quem define qual atendimento elas irão receber. Com o trabalho, além de relatar a experiência com este estágio, abordo também a importância da Psicomotricidade e da Atividade Aquática para crianças com autismo, sendo que, não será abordado crianças com Paralisia Cerebral e TDAH, pois a turma que realizou-se o período de estágio era composta somente por educandos com Transtorno do Espectro Autista. Durante o período na Instituição, trabalhou-se com atividades lúdicas, visando melhorar os coeficientes motores (equilíbrio, tonicidade, lateralidade, noção corporal, organização espaço-tempo, coordenação motora grossa e coordenação motora fina) dos educandos. Para observar se houve melhora realizou-se um mesmo teste duas vezes, no início e ao final do estágio, o teste utilizado foi o Körperkoordination Test Für Kinder (KTK) que classifica a motricidade global de crianças.
Referência(s)