
Ensino de bioética nas escolas de medicina da América Latina
2018; Conselho Federal de Medicina; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-80422018262243
ISSN1983-8042
AutoresAline Garcia Ferrari, Carolina Marqui da Silva, José Eduardo de Siqueira,
Tópico(s)Ethics and bioethics in healthcare
ResumoResumo O adequado exercício da medicina impõe que o profissional reconheça o paciente como ser biopsicossocial e, para tanto, torna-se indispensável aperfeiçoar sua formação em ética e bioética. Esta pesquisa teve como base análise comparativa sobre a oferta da disciplina de ética e bioética em faculdades de medicina do Brasil e da América Latina e Caribe, considerando as seguintes variáveis: carga horária total dos cursos, carga horária destinada às disciplinas, conteúdos temáticos e momento em que são oferecidos, se pontualmente em disciplina isolada, ou transversalmente ao longo de todo o curso. Em síntese, obtivemos como resultado que a carga horária destinada ao ensino de ética e bioética, quando comparada com a carga horária total do curso, foi muito exígua e com nítida tendência de ser oferecida em disciplina isolada alocada preferencialmente no período pré-clínico de formação acadêmica.
Referência(s)