
A INDÚSTRIA CULTURAL NO BRASIL: O PODER ECONÔMICO DA MÍDIA TELEVISIVA
2018; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2317-5087
AutoresJúlio Araújo Carneiro da Cunha,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO primeiro grande meio de comunicacao em massa foi a impressao, inventada por Johannes Gutemberg no seculo XV. A tecnologia da impressao possibilitou a difusao de livros e textos para um maior numero de pessoas, sendo a Biblia o primeiro livro impresso por Gutemberg. No periodo atual, o dominio da comunicacao de massa deixou de ser a impressao, e a televisao ocupou seu espaco, atingindo quase toda a populacao dos paises desenvolvidos e em desenvolvimento. Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar o fenomeno da midia televisiva, cujo poder economico e ideologico reflete diretamente no setor do qual faz parte e na vida cotidiana das pessoas. Para tanto, tratamos da nocao de industria cultural e sua forma de operacao, assim como tracamos um breve panorama do setor de emissores de TV no Brasil, e na cidade de Sao Paulo, com suas caracteristicas de mercado, como a forte concentracao das empresas, apresentando dados que possam subsidiar nossa argumentacao. Discutirmos entao, de maneira mais pontual, os aspectos economicos e ideologicos que permeiam a midia televisiva e como eles estao inter-relacionados, refletindo desafios e dilemas no papel da comunicacao de massa.
Referência(s)