
O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.73701
ISSN1982-8918
AutoresIván Marcelo Gomes, Felipe Quintão de Almeida, Arielle Marinotte, Amanda Sampaio, Sérgio Rossini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi oferecer um “estado da arte” da produção do conhecimento sobre o corpo veiculada em cinco periódicos da Educação Física brasileira (Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Motus Corporis, Pensar a Prática, Motrivivência e Revista da Educação Física). Em termos metodológicos, realiza uma análise bibliométrica dos artigos sobre o corpo circunscritos à área sociocultural e pedagógica, ocasião para disponibilizar quadros percentuais diversos que possibilitaram retratar a distribuição decenal, por revista, dos artigos sobre a temática, a tipologia dos artigos, a identificação da autoria, a titulação, a filiação institucional e regional. As análises se concentraram em uma interpretação do conjunto de dados a partir do diálogo com outros estudos de semelhante propósito.
Referência(s)