
(In) Definição de Competências Laborais em Turismo: implicações sobre o perfil profissional
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/2448-198x.2017.v3.10035
ISSN2448-198X
AutoresSara Conceição de Paula, Fabíola Cristina Costa de Carvalho, Thiago Duarte Pimentel,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoEste artigo baseia-se na teoria de consenso e dissenso de Farrell e Quiggin(2012) sobre a relevância de um consenso de um grupo de expertos em um dado espaço social para estudar como o consenso entre os atores centrais do turismo influência na definição e congruência de competências, habilidades e atitudes (CHA’s) de um turismólogo. São apresentados os resultados de uma investigação comparada das expectativas de três conjuntos de atores centrais: (a) o mercado de trabalho; (b) as instituições de ensino; e (c) os profissionais e estudantes em turismo. A investigação, usando estatística descritiva e a análise de conteúdo, identificou uma total divergência entre os atores sobre as competências necessárias para o setor, marcando uma ausência de identidade profissional clara, o que tem implicações para a inserção de profissionais no campo de trabalho, sua manutenção e mobilidade profissional.
Referência(s)