Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Subjetividades femininas na ópera oitocentista: notas sobre Norma, La Traviata e Carmen

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1806-9584-2018v26n239139

ISSN

1806-9584

Autores

Carmem Kummer Liblik,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

Resumo: Além da importância musical e teatral, as óperas oitocentistas representam, na cultura ocidental, uma inestimável importância narrativo-textual que proporcionou, junto com a cultura literária e artística da época, a configuração de subjetividades de gênero, especialmente aquelas relacionadas ao feminino. As análises de Norma, La Traviata e Carmen permitem avaliar as subjetividades femininas que eram representadas por suas protagonistas e como elas se relacionavam com seus desejos, afetos e pares amorosos. Partimos de uma leitura feminista e de gênero que tem por objetivo estudar as múltiplas possibilidades que o feminino foi representado nesta arte, vinculando-o com as principais agências que se tornaram responsáveis pela produção das subjetividades das mulheres do século XIX e que se estendem até os dias atuais: sexualidade, amor, filhos e matrimônio.

Referência(s)