Artigo Produção Nacional

O Mercado Cultural e o Protagonismo Feminino: A Música da Jovem Guarda

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2317-2428

Autores

Marcelo Buzaglo Dantas, Marilda Santanna,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

0 0 1 243 1338 TELUQ 11 3 1578 14.0 Normal 0 21 false false false EN-GB JA X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tableau Normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Cambria;} O movimento musical da Jovem Guarda, surgido nos anos 1960, teve grande impacto na modernizacao do mercado musical brasileiro, influenciando o consumo cultural e o comportamento. Este estudo analisa uma de suas caracteristicas fundamentais: o protagonismo feminino nesse mercado, o qual influenciou as mulheres brasileiras na revolucao dos costumes. A partir do sucesso de artistas como Wanderlea, Martinha, Rosemary, Elizabeth, Vanusa - e da influencia de sua imagem e discurso nas midias -, as mulheres jovens da epoca lideraram uma verdadeira revolucao de comportamento no Brasil, quebrando o tabu da virgindade, adotando a pilula como metodo anticoncepcional, a moda como expressao de uma nova liberdade e a ambicao profissional como novo horizonte de vida. A Jovem Guarda nao assumia conotacoes ideologicas, mas sua influencia foi fundamental na modernizacao da sociedade brasileira.

Referência(s)