Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Experiência de formação docente na pós-graduação e pesquisa em educação: projeto Capes Pró-Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil

2018; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 22; Issue: suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622017.0025

ISSN

1807-5762

Autores

Luiz Ernesto de Almeida Troncon, Antônio Pazin‐Filho, Valdes Roberto Bóllela, Marcos de Carvalho Borges, María Paula Panúncio-Pinto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo descreve a experiência do projeto Pró-Ensino na Saúde (Capes-Edital 024/2010) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Entre 2011 e 2016 o projeto formou quatro mestres e cinco doutores, além de criar disciplinas abordando tópicos de ensino-aprendizagem na saúde. Nesse período, consolidou-se grupo de pesquisa em educação na saúde, que vem desenvolvendo projetos específicos e publicando artigos inéditos e revisões sobre temas relevantes à docência na saúde. Todos os objetivos do edital Capes foram alcançados, apesar das dificuldades enfrentadas, como a pouca flexibilidade da pós-graduação na universidade, o que restringiu a admissão de pós-graduandos e o credenciamento de novos orientadores. Mesmo após o término do projeto, manteve-se o grupo de ensino e pesquisa, que continua contribuindo para a valorização da formação docente na pós-graduação e da pesquisa na área de ensino na saúde.

Referência(s)