
A QUEDA DAS CASAS DE EDGAR ALLAN POE E DE ROGER CORMAN NA LITERATURA E NO CINEMA B-SIDE
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 6 Linguagem: Português
10.12957/abusoes.2018.32798
ISSN2525-4022
AutoresAuricélio Soares Fernandes, Luiz Antonio Mousinho Magalhães,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEsse artigo tem como objetivo discutir a adaptação fílmica A queda da casa de Usher (1960), do diretor e produtor americano Roger Corman, baseada no conto homônimo de Edgar Allan Poe, publicado em 1835, focando principalmente em considerações sobre a ambientação gótica, a mise en scène e outros elementos estéticos do denominado estilo cormanesco. Esse estudo é proveniente da pesquisa de mestrado, concluída em 2014, na qual discorremos sobre as adaptações cinematográficas de Roger Corman, surgidas a partir de produções independentes, à parte dos padrões comerciais de Hollywood. Para embasar teoricamente o referido artigo, recorremos a textos de Carlos (2013), Aumont e Marie (2006), Hutcheon (2006), Stam (2006), Martin (2005), Brito (1995), e que apresentam concepções sobre o discurso cinematográfico e sobre o fenômeno de adaptação.
Referência(s)