Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/dl34-v12n2a2018-13
ISSN1980-5799
AutoresPaula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, Gilvan Müller de Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo trata do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), analisando a plataforma como recurso para o ensino de língua portuguesa a partir de uma perspectiva pluricêntrica. O texto traz um resgate histórico dos movimentos políticos linguísticos que levaram a sua criação, mapeando atividades e documentos que marcaram o processo. Em seguida, analisamos o Portal como recurso para o ensino, trazendo um olhar sobre suas características e um mapeamento de estudos já existentes no Brasil sobre o uso do PPPLE como fonte por professores de português. Neste estudo, buscamos identificar que contribuições o PPPLE tem oferecido e pode oferecer para fortalecer a gestão democrática da língua portuguesa e a promoção da diversidade cultural da lusofonia.
Referência(s)