Artigo Acesso aberto

Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/dl34-v12n2a2018-13

ISSN

1980-5799

Autores

Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, Gilvan Müller de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo trata do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), analisando a plataforma como recurso para o ensino de língua portuguesa a partir de uma perspectiva pluricêntrica. O texto traz um resgate histórico dos movimentos políticos linguísticos que levaram a sua criação, mapeando atividades e documentos que marcaram o processo. Em seguida, analisamos o Portal como recurso para o ensino, trazendo um olhar sobre suas características e um mapeamento de estudos já existentes no Brasil sobre o uso do PPPLE como fonte por professores de português. Neste estudo, buscamos identificar que contribuições o PPPLE tem oferecido e pode oferecer para fortalecer a gestão democrática da língua portuguesa e a promoção da diversidade cultural da lusofonia.

Referência(s)