
Os condicionantes da aceitação e da rejeição à propaganda negativa na eleição presidencial de 2014
2018; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 25 Linguagem: Português
10.1590/0103-335220182506
ISSN2178-4884
AutoresFelipe Borba, Luciana Fernandes Veiga, Flávia Bozza Martins,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoResumo: O artigo tem por objetivo avaliar a recepção da propaganda negativa na disputa presidencial de 2014, tendo como marco teórico a discussão derivada da literatura internacional, segundo a qual a recepção da propaganda negativa varia de acordo com o tema em debate, a utilização ou não de evidências, o tipo de orador e se feita de maneira comparativa ou direta. O artigo utiliza a técnica de recepção da propaganda política por meio da realização de quatro grupos focais com eleitores do Rio de Janeiro, que foram estimulados a avaliar comerciais de ataques exibidos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Os resultados indicam que comerciais com conteúdo político, amparados em evidências que sustentam o conteúdo das acusações e de maneira comparativa é o modelo mais aceito de ataques entre os eleitores.
Referência(s)