Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E LUTA DE CLASSES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 11; Issue: 17 Linguagem: Português

10.22409/tn.11i17.p8588

ISSN

1808-799X

Autores

Sandra Maria Silva, Maria Aparecida da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Apresenta-se por meio desta resenha a obra “Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar” organizada por Dermeval Saviani e Newton Duarte e publicada pela Autores Associados na coleção Polêmicas do nosso tempo. Essa produção compõe-se por sete artigos selecionados com a finalidade de esclarecer os fundamentos da concepção marxista de educação visando solucionar as principais controvérsias originadas no campo marxista. Os autores desses textos são favoráveis à união de esforços em prol da militância pela superação da sociedade burguesa e consideram o acesso da classe trabalhadora aos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos elemento crucial nesse processo.

Referência(s)