Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968

2018; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 45; Issue: 50 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159

ISSN

2316-7114

Autores

Mariano Mestman,

Tópico(s)

French Historical and Cultural Studies

Resumo

A IV Mostra del Nuovo Cinema di Pesaro (Itália) foi um evento-chave no qual confluiu o cinema político latino-americano. Em junho de 1968, entre os festivais de Cannes (maio) e Veneza (agosto-setembro) – sacudidos pelas revoltas do 1968 –, Pesaro também viveu dias agitados, convulsionados. Foi aí que A hora dos fornos (1966-1968), de Solanas e Getino, teve sua estreia internacional. Este artigo reconstrói os eventos de Pesaro a partir de documentos internos da Mostra, além de escritos e testemunhos de seus principais protagonistas italianos: Lino Micciché, Goffredo Fofi, Valentino Orsini, entre outros. Ao mesmo tempo, o texto revisita os vínculos prévios de Solanas e Getino com o cinema político italiano, bem como a inserção de A hora dos fornos no circuito do cinema militante daquele país.

Referência(s)