Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As políticas públicas de incentivo à leitura de crianças cegas e surdas

2017; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/cpg.v16n2.7677

ISSN

2525-3514

Autores

Tatiana de Andrade Fulas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta uma anlise das polticas pblicas na perspectiva da Educao Especial em prol da acessibilidade de leitura de cegos e surdos. Por meio de levantamento documental e bibliogrfico, identifica as leis, decretos e resolues a respeito dos materiais didticos acessveis; descreve as aes dos programas federais de compras de livros Programa Nacional do Livro Didtico PNLD e Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE a respeito da aquisio de obras em braille, caractere ampliado, audiolivro e Lngua Brasileira de Sinais (Libras); e identifica, por meio de estudos estatsticos, o impacto da alfabetizao e do acesso cultua letrada na educao das pessoas com deficincia. Os resultados revelam que, alm da pequena quantidade de livros acessveis adquiridos para a biblioteca escolar, a temtica das obras selecionadas restringe-se, em sua maioria, questo da deficincia e da incluso, mostrando a pouca diversidade de temas e gneros literrios.

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