
A questão étnico-racial do cinema de Hollywood no ensino de história: uma experiência de estágio na educação de jovens e adultos
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rp.v29i1.53655
ISSN2238-8850
AutoresDiogo Matheus De Souza, Stela Schenato,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo resulta da experiência de Estágio Supervisionado de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis, em 2015. Objetivamos problematizar a utilização de filmes como documentos históricos no ensino da EJA, bem como socializar uma oficina por nós desenvolvida numa das etapas do estágio, cuja temática trata sobre como a questão étnico-racial é abordada pelos filmes de Hollywood “Histórias Cruzadas” (2011), “12 Anos de Escravidão” (2013), “O Mordomo da Casa Branca” (2013) e “Selma” (2014). Com base nessa experiência, aprendemos sobre a necessidade de se respeitar a diversidade existente no interior de uma sala de aula e de inovar com a utilização de diferentes fontes, conteúdos e perspectivas, desenvolvendo um processo de ensino de História que leve a compreender as discriminações e injustiças sociais.
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