
Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903)
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 27; Issue: 65/1 Linguagem: Português
10.29286/rep.v27i65/1.6594
ISSN2238-2097
AutoresWenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho,
Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoA Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A documentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisciplinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná- rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve currículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.
Referência(s)