Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 27; Issue: 65/1 Linguagem: Português

10.29286/rep.v27i65/1.6594

ISSN

2238-2097

Autores

Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A documentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisciplinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná- rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve currículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.

Referência(s)