
Efeitos de uma tecnologia educativa na autoeficácia para amamentar e na prática do aleitamento materno exclusivo
2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 52; Linguagem: Português
10.1590/s1980-220x2017031803329
ISSN1980-220X
AutoresMarly Javorski, Andreyna Javorski Rodrigues, Regina Cláudia Melo Dodt, Paulo César de Almeida, Luciana Pedrosa Leal, Lorena Barbosa Ximenes,
Tópico(s)Child Nutrition and Feeding Issues
ResumoRESUMO Objetivo Avaliar os efeitos do uso de um álbum seriado sobre a autoeficácia materna na amamentação e suas repercussões no aleitamento materno exclusivo (AME) nos primeiros 2 meses de vida da criança. Método Ensaio clínico realizado em Recife, Região Nordeste do Brasil, com 112 mulheres no terceiro trimestre de gestação, distribuídas de forma aleatória em grupo-intervenção (GI) e grupo-controle (GC). A intervenção caracterizou-se pelo uso do álbum seriado no GI. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas no pré-natal e contato telefônico na segunda, quarta e oitava semanas pós-parto. Foi utilizada a BSES-SF para mensurar os escores de autoeficácia. Na análise, utilizou-se de estatística descritiva, bivariada por meio de testes de comparação de proporções e médias e avaliação do risco relativo. Resultados Houve diferença estatisticamente significante nas médias dos escores de autoeficácia entre as mulheres do GI e GC (p<0,001) e nas taxas de AME (p<0,001), a probabilidade de amamentar exclusivamente no GI foi duas vezes maior do que no GC (RR 2,2 IC 1,51-3,21). Conclusão O uso do álbum seriado como ferramenta educacional repercutiu positivamente nos escores de autoeficácia para amamentar e na manutenção do AME no GI. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-5N7K99
Referência(s)