
O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rho.v18i2.8652179
ISSN1676-2584
AutoresAlboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Alexandra Ferreira Martins Ribeiro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA prática cultural de compor um arquivo pessoal pode ser demarcada a partir do século XVIII, oriunda da relação que o indivíduo moderno estabeleceu com seus documentos e a produção de uma memória de si. Essas ações estenderam-se durante o século XIX e século XX, porém foram impactadas pelas mudanças ocorridas na produção de suportes para tal atividade, nas modificações no setor da comunicação e na expansão da prática da leitura e da escrita. Nascida no início do século XX, a professora Pórcia Guimarães Alves constituiu um vasto arquivo – o qual contém documentos forjados nos espaços públicos em que frequentou e outros produzidos em seu ambiente privado – cuja composição serviu de suporte material para uma escrita de si da docente. Dessa forma, o artigo procurou responder: Qual a escrita de si, dada a ler, que o ordenamento e o conteúdo do arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) proporcionam? O artigo objetivou analisar a escrita de si expressa no arquivo pessoal de Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) e delimitou os objetivos específicos em: descrever alguns aspectos e conteúdo do arquivo da professora; procurar possíveis lógicas oriundas da docente para o ordenamento do material guardado em seu arquivo; e sistematizar seu arquivo pessoal, a fim de buscar a escrita de si nele contido. A pesquisa documental contou com o arcabouço teórico-metodológico de Gomes (2004); e Artières (1998). Os resultados levam a crer que no processo de constituição do arquivo pessoal, a professora elaborava uma representação de si ao mesmo tempo em que constituía sua identidade.
Referência(s)