Artigo Acesso aberto

A nomenclatura das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR: um estudo sobre genealogia e dominação simbólica

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/nep.v4i1.60217

ISSN

2447-5548

Autores

Luciana Podlasek,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Em Curitiba-PR existem atualmente 161 escolas públicas estaduais regulares de ensino básico, que atendem estudantes de variadas origens sociais. A formação dessa rede de ensino faz parte do processo histórico brasileiro, em que as demandas pela escolarização pública passaram a ser uma das grandes pautas das conquistas sociais, principalmente para as classes populares. A escola, a começar pela definição de seu nome, seria o espaço de reafirmação simbólica da superioridade intelectual e moral dos tradicionais grupos que dominam a política paranaense. Para o jovem periférico que adentra esse espaço, seria uma advertência sobre o papel subalterno que é imposto, para ele e para sua classe, no meio social. Nesse raciocínio, a partir de referenciais classistas, interesses políticos e princípios de dominação simbólica, torna-se viável a realização de estudos genealógicos e prosopográficos da nomenclatura das escolas públicas estaduais da capital paranaense.

Referência(s)