Formulação de estratégia competitiva utilizando o modelo das forças de Porter: o caso de uma empresa no ramo de bebidas / Formulation of competitive strategy using the Porter forces model: the case of a company in the beverage industry
2018; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
2525-8761
AutoresVirgínia Siqueira Gonçalves, Elias Rocha Gonçalves Júnior, Diego Filipe Rodrigues Ferreira, Romeu e Silva Neto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoComo existem poucos registros na literatura sobre o comportamento estrategico destas unidades empresariais mapeados e quantificados, este trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade de identificar, tipificar e quantificar dentro de uma industria de bebidas, baseado na teoria de Michael E. Porter, as Estrategias Competitivas Genericas utilizadas. Ao mesmo tempo verificar o efeito de sua atuacao nos resultados para a manutencao no mercado, assim como os reflexos para a competitividade, a fim de posicionar a empresa de forma qualitativa em seu modelo. Para tal, foram aplicados questionarios aos gerentes de cada setor e uma entrevista semiestruturada foi realizada ao gerente geral da empresa. Foi observado, atraves da analise dos dados analisados dos questionarios, que a empresa possui um enfoque amplo, ou seja, nao possui um publico especifico, porem, com suas estrategias voltadas a diferenciacao de produtos e servicos, uma vez que os produtos possuem alto custo devido a qualidade de servico prestada. A empresa nao realiza pesquisa de desempenho da concorrencia ou satisfacao dos clientes por ser uma empresa antiga, entao adquiriu tradicao, confiabilidade dos fornecedores e contentamento do publico, apresentando lucratividade no comercio, superando entraves. Assim, a estrategia diferenciacao pode ser utilizada pela empresa, para obter vantagem competitiva, uma vez que esta procura ofertar produtos e servicos beneficios superiores a concorrencia atraves da criacao de um diferencial competitivo, que pode ocorrer sob as formas de marcas e atendimento personalizado.
Referência(s)