Artigo Acesso aberto Produção Nacional

<b>La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas

2018; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4025/actascieduc.v40i3.32210

ISSN

2178-5201

Autores

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, Elsa Midore Shimazaki,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta como tema a formação inicial de professores de Matemática e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular. Tem como objetivo analisar práticas na formação inicial de professores de Matemática para exercer no futuro o seu ensino, tendo como objetivo a inclusão escolar e social dos estudantes com deficiência, em uma instituição privada de Ensino superior do Paraná. Este estudo apresenta um enfoque qualitativo, utilizando como estratégia a pesquisa aplicada. Foram propostas aos acadêmicos entrevistas com profissionais que atuam na Educação Especial e professores de Matemática que têm estudantes com deficiência incluídos nos seus grupos regulares; aulas sobre braille e soroban e adaptações de materiais. Os resultados mostram que fornecer aos futuros professores conhecimentos sobre a inclusão de pessoas com deficiência pode contribuir à reflexão da prática pedagógica frente às diferenças e, assim, promover uma educação verdadeiramente inclusiva.

Referência(s)