
<b>La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas
2018; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v40i3.32210
ISSN2178-5201
AutoresSani de Carvalho Rutz da Silva, Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, Elsa Midore Shimazaki,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta como tema a formação inicial de professores de Matemática e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular. Tem como objetivo analisar práticas na formação inicial de professores de Matemática para exercer no futuro o seu ensino, tendo como objetivo a inclusão escolar e social dos estudantes com deficiência, em uma instituição privada de Ensino superior do Paraná. Este estudo apresenta um enfoque qualitativo, utilizando como estratégia a pesquisa aplicada. Foram propostas aos acadêmicos entrevistas com profissionais que atuam na Educação Especial e professores de Matemática que têm estudantes com deficiência incluídos nos seus grupos regulares; aulas sobre braille e soroban e adaptações de materiais. Os resultados mostram que fornecer aos futuros professores conhecimentos sobre a inclusão de pessoas com deficiência pode contribuir à reflexão da prática pedagógica frente às diferenças e, assim, promover uma educação verdadeiramente inclusiva.
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