
Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal
2018; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/momento.v27i1.7801
ISSN2316-3100
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo resulta de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq e busca responder à seguinte questão de pesquisa: como a gamificação, aliada a elementos do método cartográfico de pesquisa-intervenção e, dos projetos de aprendizagem pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias inventivas, considerando a educação na cultura híbrida e multimodal? O objetivo foi compreender o potencial da gamificação, do método cartográfico de pesquisa-intervenção e dos projetos de aprendizagem para o desenvolvimento de metodologias inventivas. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva e fez uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção. Utilizou observação participante, diário de bordo e registros em diferentes formatos. Entre os principais resultados estão: a criação de situações de aprendizagem; aprofundamento conceitual e; o desenho da Metodologia de Projetos de Aprendizagem Gamificados.
Referência(s)