Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ORGANISMOS INTERNACIONAIS: OS DISCURSOS CEPALINOS E O FETICHE TECNOLÓGICO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 15; Issue: 27 Linguagem: Português

10.22409/tn.15i27.p9637

ISSN

1808-799X

Autores

Andréa Silva,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo trata das práticas discursivas da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no campo das políticas educacionais. Busco evidenciar os diferentes sentidos atribuídos às tecnologias da informação e comunicação nos documentos cepalinos, utilizando como referencial teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso, formulada por Norman Fairclough. Concluo que o discurso da CEPAL pode ser considerado tanto como uma espécie de receituário quanto justificativa para divulgar avaliações e diagnósticos sobre os resultados das reformas educacionais implementadas na América Latina e Caribe.

Referência(s)