Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CURRÍCULO DO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 1; Issue: 11 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.31228

ISSN

1983-4896

Autores

Aline Borges Rodovalho, Arlete Aparecida Bertoldo Miranda,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo visa a demonstrar a importância do currículo como instrumento de organização do conteúdo escolar. E, ainda, apresentar as dificuldades encontradas pelos professores de ciências para lecionar o conteúdo do 7º ano do ensino fundamental. Esse conteúdo é previsto pelo Currículo Básico Comum (CBC), documento que prevê os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados. No entanto, ele apresenta conteúdo extenso, para esse ano do ensino fundamental, dificultando o trabalho docente e o aprendizado dos alunos, visto que, quando se prioriza o cumprimento do conteúdo elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), automaticamente é desconsiderada a oportunidade de o aluno aprender, devido ao pouco tempo de aulas de ciências. Nesse contexto, o conteúdo programático do 7ºano precisa ser melhor elaborado de forma que ele seja ministrado em sua totalidade e que o aprendizado do aluno seja realmente eficiente. Por isso, é importante que os professores de ciências tenham voz ativa na elaboração do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do CBC, visto que a realidade é diferente do que é conhecido pelas pessoas que trabalham nas instâncias governamentais. Enfim, deve-se considerar que o ensino básico agregue-se à realidade do cidadão, contribuindo para que ele faça uma reflexão sobre o mundo a sua volta e busque melhorias.

Referência(s)