
Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores
2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-35392018013718
ISSN2175-3539
AutoresLarissa Dalcin, Mary Sandra Carlotto,
Tópico(s)Workaholism, burnout, and well-being
ResumoResumo A Síndrome de Burnout é caracterizada como um estresse crônico que impacta o trabalhador na sua saúde mental e física e requer ações de prevenção e intervenção. Assim, o estudo objetivou avaliar o efeito de uma intervenção para SB em professores. Foi utilizado delineamento pré-experimental com pré e pós-teste. Participaram da intervenção 20 professoras que atuam em uma escola municipal de ensino fundamental da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A intervenção constitui-se de seis encontros que abordaram os seguintes temas: autodiagnóstico, estratégias de enfrentamento, manejo de problemas e emoções, gestão do tempo/família x trabalho e expectativas profissionais realísticas no trabalho. Os resultados evidenciaram que as dimensões de ilusão pelo trabalho, coping focado no problema e variabilidade de emoções no trabalho foram as variáveis que obtiveram aumento significativo quando comparados os tempos 1 e 2 de aplicação dos testes.
Referência(s)