A Banca da Ciência na comunicação crítica da ciência para o público escolar1
2018; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.13 nº 24 Linguagem: Português
10.4000/cp.2255
ISSN2183-2269
AutoresLuís Paulo de Carvalho Piassi, Emerson Izidoro dos Santos, Rui Manoel de Bastos Vieira, Rafael Kobata Kimura, Tânia Regina Vizachri, Paula Teixeira Araújo,
Tópico(s)Science Education and Perceptions
Resumo"Banca da Ciência" é um projeto de comunicação científica destinado ao público escolar. Sua abordagem é baseada em práticas lúdicas envolvendo experimentos simples e artesanais, expressões artísticas e artefatos midiáticos para abordar a ciência e suas conexões com questões sociais (Piassi, Vieira & Santos, 2017). Entre as modalidades de ações desenvolvidas estão os programas de intervenção, realizados semanalmente com um grupo fixo de alunos de uma determinada escola. Nesses programas, uma equipe de mediadores de graduação é supervisionada por estudantes de pós-graduação (doutorandos e mestrandos), para criar e realizar uma série de atividades recreativas envolvendo filmes, livros, banda desenhada, jogos, experimentos simples, etc. A pesquisa pretende determinar a eficácia desta modalidade de comunicação no que se refere ao engajamento dos estudantes em relação à Ciência. As ações são divididas em duas categorias: JOANINHA, para o público infantil e ALICE, voltado para pré-adolescentes. Neste artigo, apresentamos alguns resultados de programas de intervenções realizados por três dessas equipes nos seguintes tópicos: direitos dos animais, questões de género, tecnologias espaciais e robóticas.
Referência(s)