Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos

2018; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 45; Issue: 50 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972

ISSN

2316-7114

Autores

Luíza Beatriz Alvim,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Partimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.

Referência(s)