Escrituras de gênero e políticas de différance: Imundície verbal e letramentos de intervenção no cotidiano escolar
2018; Volume: 21; Linguagem: Português
ISSN
1983-2400
AutoresRodrigo Borba, Adriana Carvalho Lopes,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoEm 2015, rumores de que o Colegio Pedro II havia instituido o uso do X como forma de apagar a diferenca de genero (gramatical e social) motivaram guerrilhas linguisticas (Cameron, 2012) entre especialistas e usuarixs comuns da linguagem. No mesmo ano, durante a semana de integracao LGBT da UFRRJ, cartazes com desestabilizacoes linguisticas semelhantes, afixados nas portas dos banheiros do campus, causaram revolta entre discentes, docentes e funcionarixs. Nesse contexto, em dialogo com Derrida, aqui investigamos os discursos que o apagamento do genero (gramatical) provocou na midia e em instituicoes de ensino com o intuito de analisar a relacao entre lingua, sociedade, cidadania e letramentos. As analises partem do pressuposto de que a lingua (e, sobretudo, aquilo que fazemos com ela e dizemos sobre ela) nao pode ser vista como questao secundaria se quisermos entender momentos historicos de turbulencia social e politica. Argumentamos que essas intervencoes semioticas baguncam as convencoes linguisticas e o cotidiano escolar e, ao desafiar relacoes de poder, abrem possibilidades de “fazer a diferenca”, de repetir a realidade de uma forma distinta, de (re)imaginar futuros e de (re)desenhar territorios de forma que estes nao fiquem encerrados em praticas e conceitos fixos, puristas e acabados.
Referência(s)