Artigo Produção Nacional Revisado por pares

IDENTIDADE DISCURSIVA DO GÊNERO CANÇÃO POPULAR | DISCURSIVE IDENTITY OF THE CANÇÃO POPULAR GENRE

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 57 Linguagem: Português

10.9771/ell.v0i57.24744

ISSN

2176-4794

Autores

Maria do Carmo Pascoli, Simone Guerreiro,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho discute aspectos da identidade discursiva do genero cancao relacionados a articulacao das linguagens verbal e musical. Pensar a cancao popular, enquanto genero, e considerar que o fonograma e texto e que os elementos linguisticos e musicais que o constituem formam o processo enunciativo. A juncao, de carater intersemiotico, resulta em uma materialidade complexa feita de palavras entoadas, conforme um sentido de direcao e expectativa harmonica definido pela melodia e pelo acompanhamento musical. O estudo evidencia, ainda, enquanto especificidade do genero cancao, a experiencia da audicao, que congrega atribuicao de sentidos, sensacoes e sentimentos, e se da num processo continuo de interacao, que ora se desdobra ora advem da apreensao de significados sugeridos tanto pelas palavras quanto pela melodia. Finalmente considera-se que o estudo do genero cancao popular nao pode prescindir de ponderar acerca dos contextos, em que se da a veiculacao das composicoes poetico-musicais, pelas variadas midias, no cenario musical contemporâneo. Palavras-Chave: Genero textual; Cancao popular; Linguagem musical; Musica e poesia. Abstract: This work discusses aspects of the discursive identity of the popular music genre related to the articulation of both verbal and musical languages. Thinking about popular music as a genre is to consider that the phonogram is a text, comprising linguistic and musical elements, which constitute the enunciative process. The intersemiotic combination results in a complex materiality made of intoned words, following a direction and harmonic expectation defined by melody and the instrumental accompaniment. This study also shows, as a specificity of the genre popular music, the hearing experience, which puts together senses, sensations, and feelings, while it takes place in a continuous process of interaction, and sometimes either unfolds or comes from the aprehension of meanings suggested both by the words and the melody. Finally, it is considered that the study of the popular music genre must also involve considerations about the context in which the broadcasting of poetical-musical compositions by the different media happens, in the contemporary musical landscape . Keywords: Textual genres; Popular music; Musical language; Music and poetry.

Referência(s)