Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A vivência da metodologia da problematização na formação docente

2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15603/2176-1043/el.v21n1p59-73

ISSN

2176-1043

Autores

Ana Maria Di Grado Hessel, Marina Moretzsohn Portella da Costa, Maria Otilia José Montenssanti Mathias,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O texto relata uma pesquisa referente ao uso da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, como método de ensino, desenvolvido em duas disciplinas do curso de Pedagogia da PUC/SP. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre o ensino e aprendizagem, junto aos alunos do curso, os quais vivenciaram uma experiência didática. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A experiência foi avaliada pelos alunos por meio de fichas avaliativas, postadas no ambiente Moodle. Esse ambiente também serviu como suporte para o desenvolvimento e acompanhamento das diferentes etapas da metodologia de problematização. As respostas oriundas das avaliações discentes subsidiaram a análise e interpretação dos dados que revelaram as aprendizagens concretizadas bem como as contribuições para a formação docente crítica e reflexiva.Palavras-chave: Metodologia da Problematização. Método de Ensino. Formação Docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX