
A vivência da metodologia da problematização na formação docente
2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15603/2176-1043/el.v21n1p59-73
ISSN2176-1043
AutoresAna Maria Di Grado Hessel, Marina Moretzsohn Portella da Costa, Maria Otilia José Montenssanti Mathias,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO texto relata uma pesquisa referente ao uso da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, como método de ensino, desenvolvido em duas disciplinas do curso de Pedagogia da PUC/SP. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre o ensino e aprendizagem, junto aos alunos do curso, os quais vivenciaram uma experiência didática. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A experiência foi avaliada pelos alunos por meio de fichas avaliativas, postadas no ambiente Moodle. Esse ambiente também serviu como suporte para o desenvolvimento e acompanhamento das diferentes etapas da metodologia de problematização. As respostas oriundas das avaliações discentes subsidiaram a análise e interpretação dos dados que revelaram as aprendizagens concretizadas bem como as contribuições para a formação docente crítica e reflexiva.Palavras-chave: Metodologia da Problematização. Método de Ensino. Formação Docente.
Referência(s)