
O Segredo do filme: a construção da voz do filme através da montagem dos documentários Santiago e Pacific
2018; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAs relacoes entre os cineastas e os sujeitos filmados, os processo criativos, as representacoes em torno do momento historico, as condicoes de producao, bem como seus dispositivos e suas estrategias de abordagem sao elementos fundamentais para a montagem dos filmes documentarios. Segundo Nichols (1997; 2005) sao estes elementos que, combinados com componentes eticos, esteticos e politicos percorrem e conduzem o processo criativo da montagem cinematografica e, essencialmente, da construcao do discurso do filme docu- mentario: a “voz” do filme (Nichols: 2009). Assim, falar do outro, com o outro, atraves do outro e por si, utilizando elementos cinematograficos e a questao central da analise aqui proposta. Adotando o conceito de voz do documentario, que foi criado pelo pesquisador norte-americano Bill Nichols (2009), este projeto de pesquisa busca reflexoes a cerca da relacao diretor – sujeito filmado e entre a montagem cinematografica como construtora da voz do filme a partir de dois representativos da atual producao brasileira: Santiago (Joao Moreira Salles, 2007) e Pacific (Marcelo Pedroso, 2009).
Referência(s)