
Medicalização e educação: análise de processos de atendimento em queixa escolar
2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-35392018010144
ISSN2175-3539
AutoresMariana Dias Benedetti, Danielle Mirian Marques de Moura Bezerra, Maria Carolina Guimarães Telles, Luís Antônio Gomes Lima,
Tópico(s)Attention Deficit Hyperactivity Disorder
ResumoResumo A presente pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da medicalização através do uso de medicamento no processo de escolarização de crianças atendidas em um serviço psicológico-escola. Buscou-se, através da análise de prontuários, compreender o que levou ao diagnóstico como doença e consequentemente, à medicalização, e quais os efeitos para a criança, a família e a escola. Foram lidos 43 prontuários de um serviço psicológico-escola de um curso de psicologia e somente 2 atendiam aos critérios definidos pelas pesquisadoras. Os resultados obtidos com essa pesquisa foram divididos em duas categorias de análise: 1) a família e a criança medicalizada e 2) a medicina como panaceia. Como resultados, percebeu-se a continuidade de uma escola que discrimina quem não atenda ao modelo de aluno e família que se enquadre as suas modalidades predominantes de ensino, naturalizando como dificuldade individual fenômenos de origem sócio-histórico-cultural.
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