Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Medicalização e educação: análise de processos de atendimento em queixa escolar

2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-35392018010144

ISSN

2175-3539

Autores

Mariana Dias Benedetti, Danielle Mirian Marques de Moura Bezerra, Maria Carolina Guimarães Telles, Luís Antônio Gomes Lima,

Tópico(s)

Attention Deficit Hyperactivity Disorder

Resumo

Resumo A presente pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da medicalização através do uso de medicamento no processo de escolarização de crianças atendidas em um serviço psicológico-escola. Buscou-se, através da análise de prontuários, compreender o que levou ao diagnóstico como doença e consequentemente, à medicalização, e quais os efeitos para a criança, a família e a escola. Foram lidos 43 prontuários de um serviço psicológico-escola de um curso de psicologia e somente 2 atendiam aos critérios definidos pelas pesquisadoras. Os resultados obtidos com essa pesquisa foram divididos em duas categorias de análise: 1) a família e a criança medicalizada e 2) a medicina como panaceia. Como resultados, percebeu-se a continuidade de uma escola que discrimina quem não atenda ao modelo de aluno e família que se enquadre as suas modalidades predominantes de ensino, naturalizando como dificuldade individual fenômenos de origem sócio-histórico-cultural.

Referência(s)