
Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade
2018; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273
ISSN2594-8385
AutoresAdilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Daniel Felipe Jacobi,
Tópico(s)Philosophy, Ethics, and Existentialism
ResumoRESUMO:O presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola.Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente.A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado
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