Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade

2018; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273

ISSN

2594-8385

Autores

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Daniel Felipe Jacobi,

Tópico(s)

Philosophy, Ethics, and Existentialism

Resumo

RESUMO:O presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola.Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente.A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado

Referência(s)