
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.
2018; Volume: 33; Issue: 104 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2018.104.291-322
ISSN2179-1309
AutoresMarinina Gruska Benevides, Rosendo Freitas de Amorim, Ernny Coêlho Rêgo,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoEste trabalho analisa como os Projetos Políticos Pedagógicos-PPCs dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação– IFCE têm contemplado a Educação em Direitos Humanos – EDH na formação dos alunos, futuros professores. A metodologia empregada contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, com adoção de termos-chaves e a construção de grades de análises abordando três eixos observados nos PPCs: Perfil do Egresso, Matriz Curricular e Bases Legais; intencionando compreender como a educação em direitos humanos é contemplada na formação discente. Foi possível observar que a EDH no ensino superior ainda é contemplada de forma elementar e desarticulada do debate sobre os Direitos Humanos, o que sugere desafios para a concretização do direito à EDH. Observa-se que é primordial o fortalecimento de estratégias que incluam a educação em direitos humanos no cotidiano das instituições, e nas práticas educativas para a formação docente nos cursos de educação superior.
Referência(s)