Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Conversor CC-CC Multifásico Bidirecional em Corrente não Isolado Aplicado a Sistemas Elétricos de Tração de Veículos Elétricos e Híbridos

2015; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18618/rep.2015.3.2521

ISSN

1984-557X

Autores

Robson Mayer, Adriano Péres, Sérgio Vidal Garcia Oliveira,

Tópico(s)

Induction Heating and Inverter Technology

Resumo

Este artigo revisa as principais características de veículos elétricos (EV) e veículos elétricos híbridos (HEV), as arquiteturas do sistema elétrico de tração que os compõem, e algumas topologias de conversores CC-CC bidirecionais aplicados aos sistemas de tração. Entre as contribuições deste artigo, destaca-se o estudo das diversas possibilidades tecnológicas de armazenamento de energia e das principais características dos sistemas de tração de EVs e HEVs atualmente comercializados, objetivando servir de referencial conceitual aos interessados. Bem como, estuda, projeta e apresenta os testes em malha aberta de um protótipo de um conversor multifásico bidirecional em corrente de três braços com potência de 6 kW. O conversor opera como elevador e abaixador de tensão, apresenta como principais características: reduzida ondulação de corrente e reduzido volume dos capacitores de filtro. Os resultados experimentais obtidos comprovam as especificações, limitações e funcionamento teóricos previstos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX