
Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 27; Issue: 65/2 Linguagem: Português
10.29286/rep.v27i65/2.6888
ISSN2238-2097
Autores Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
Resumotecelagem sociocultural inspirada em uma epistemologia do mundo da vida afro-ibérico- -ameríndio. O objetivo é realçar a necessidade de uma consideração etno-cultural em torno a multiplicidade étnico-racial e, em decorrência, insistir na necessidade de uma pedagogia capaz de cultivar uma hospitalidade voltada à convivência com a diversidade. O debate tem em vista considerações geoculturais de um horizonte que interconecta três continentes: África, Europa e as Américas. Ao mesmo tempo, pretende-se delinear uma aproximação aos princípios e fins da Educação Nacional em relação às exigências dos estudos afro e indígenas, do ponto de vista histórico e/ou cultural.Palavras-chave: Educação. Geoculturalidade. Interculturalidade. Hospitalidade.
Referência(s)