Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS KARAJÁ DE XAMBIOÁ

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.32151

ISSN

2359-7003

Autores

Haylla Rodrigues Aguiar, Talal Suleiman Mahmoud, Elisângela Aparecida Pereira de Melo,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação realizada com a comunidade indígena Karajá Xambioá, localizada no município de Santa Fé do Araguaia - TO. Para a coleta dos dados, empregou-se a metodologia etnográfica. Por meio de entrevistas e de observação, diretamente na comunidade, investigou-se o que os indígenas compreendem como educação escolar indígena diferenciada, na perspectiva do ensino intercultural, considerando os aspectos socioculturais dessa comunidade. O objetivo foi o de fazer um estudo investigativo da realidade educacional das escolas indígenas localizadas no território Karajá Xambioá. Foram analisados, entre outros aspectos, a necessidade premente dos professores e da comunidade de desenvolverem, nas escolas da aldeia, um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem que leve em consideração as matemáticas produzidas em seu contexto cultural e social.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação escolar indígena. Formação de professor indígena.

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