Artigo Revisado por pares

The syndrome of the house taken over

2013; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 58; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

1984-6746

Autores

Eduardo Luft,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

portuguesCom o intuito de superar a situacao paradoxal em que se encontra, ao conceitualizar a natureza de tal modo que a sua propria presenca na natureza resulta inconcebivel, a modernidade apresenta ao menos quatro alternativas: a) defesa do dualismo (Descartes, Kant); b) apelo a um monismo da natureza (Spinoza, Hobbes); c) afirmacao de um monismo da subjetividade (Fichte); d) ou, por fim, elaboracao de um monismo dialetico (Schelling, Hegel). E bem conhecido que, destas quatro alternativas a crise de autointerpretacao da subjetividade moderna, a primeira tera a influencia mais duradoura na cena filosofica, marcando, ponto a ponto, este ultimo alento da modernidade que alguns chamam de pos-modernidade, e desembocando na presente situacao de “hipercomensurabilidade” entre subjetividade e natureza diagnosticada por Bruno Latour. A crise da subjetividade torna-se, assim, crise da filosofia, que termina refem da sindrome da casa tomada. EnglishTo overcome the paradoxical situation in which the modern subject finds itself, on conceptualizing nature in such a way that its very presence in nature becomes inconceivable, modernity has supplied at least four alternatives: a) the first is to defend dualism (Descartes, Kant); b) the second option is to support a monism of nature (Spinoza, Hobbes); c) the third alternative is to defend a monism of subjectivity (Fichte); d) the fourth and last alternative is to support a dialectical monism (Schelling, Hegel). It is well known that, of these four alternatives to the self-interpretation crisis of modern subjectivity, the first ultimately had a more lasting influence on the philosophical scene, marking, point to point, this last breath of modernity that some call post-modern, which flows into the present situation of “hyperincommensurability” between subjectivity and nature, as diagnosed by Bruno Latour. The crisis of subjectivity thus becomes a crisis of philosophy, which ends up as a hostage to the syndrome of the house taken over.

Referência(s)