
MAPEAMENTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DO CONSUMO DE INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA LOCAL NA MICRORREGIÃO DE BAURU
2018; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.145808
ISSN1982-1689
AutoresWesley Anjos de Souza, Antônio Francisco Magnoni, Giovani Vieira Miranda,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta um estudo inicial sobre o mapeamento dos meios de comunicação e o consumo da informação jornalística local em 10 dos 21 municípios que compõem a microrregião de Bauru. Para a análise, as cidades foram divididas em dois grupos separados pela densidade demográfica, economia e disponibilidade (ou não) de meios locais de comunicação. O primeiro grupo, com populações e economia maiores, e disponibilidade de mídia local, é formado por Bauru, Lençóis Paulista, Iacanga, Pirajuí e Duartina. O segundo grupo reúne as cidades com pequena de Balbinos, Pongaí, Lucianópolis, Paulistânia e Presidente Alves, municípios com pequena densidade demográfica. Para o mapeamento das mídias e do consumo de seus conteúdos pelos cidadãos, optou-se pela aplicação de questionários direcionados. Com isso, busca-se fazer uma análise sobre os pressupostos de Veiga (2002), de que em parcela significativa dos municípios brasileiros predomina uma falsa urbanidade, seja pelo tipo de economia local, pelos serviços urbanos disponíveis e também pelo modo de vida e de cultura de suas populações em articulação com a (in)existência de mídias e os hábitos de consumo da informação jornalística local.
Referência(s)